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3 PASSOS DE COMO CUIDAR DAS CRISES EMOCIONAIS

O que são crises emocionais?


É um estado de desequilíbrio mental, no qual a pessoa se sente incapaz de sair dele com os recursos que habitualmente costuma empregar. Alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos é comum. As crises emocionais de hoje, tem suas raízes, em situações difíceis ocorridas em nosso passado, que não foram resolvidas completamente,

Sintomas como raiva, agressões físicas ou até automutilação podem acontecer. A sobrecarga no trabalho, o fim de um relacionamento ou algum desentendimento familiar, pode ser os causadores ou o agravante desta situação.

Gatilhos negativos, geradores de sofrimento emocional como tristeza, medo, insegurança, angústia, ansiedade, fragilidade... sintomas físicos como dores, disfunções nos órgãos, adoecimentos em geral pensamentos negativos, desencorajodores, enfraquecedores, paralisadores acionam a sensação de fragilidade que está por trás das crises emocionais.

Assim nasce a interpretação sobre nós mesmos, baseada em como nos sentimos naquele momento, em que não fomos capazes de resolver aquela, situação, ou seja: impotentes fracos, incapazes inseguros, frágeis a essa ``interpretação`` de nossa capacidade.

Chamamos isso também de crença pessoal lembrando que uma crença pessoal, não necessariamente é uma verdade, mas sim uma ``interpretação`` feita naquela época, pela pessoa que éramos naquele momento, naquele específico contexto.

Cada vez mais está cheio de pessoas que sentem-se frustradas, incomodadas, desmotivadas e incapazes de realização pessoal, familiar , profissional e um dos grandes motivos está relacionado a emoções. Pessoas desequilibradas, apresentam alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações normais.

Sensação de fragilidade emocional é uma grande causa, para isso vou lhe ajudar com passos importantes para avançar nesta caminhada.


1º entender que cada um reage de uma forma e cada um demonstra sentimentos de uma forma. Portanto, não seja duro com você mesmo trate-se com respeito, gratidão, amor. Se permita, pegar um papel e relacionar, coisas, pessoas e ações que lhe satisfação, desejo e prazer. Se permita, ligar ou enviar uma mensagem para pessoas, entregando a relações de carinho, afeto, apreço e valores.

2º conheça os estímulos externos que geram sentimentos, sensações e pensamentos que aniquilam sua capacidade para resolver as situações da sua vida, gerando gatilhos negativos.

3º reserve uma hora por dia para fazer algo que lhe de prazer. Todo ser humano precisa nutrir seu sistema de carícias para sim, ter energia para dar um passo adiante. Estímulos positivo externos que geram sentimentos agradáveis e nutri são: exs... uma música, um cheiro, um lugar, uma foto e movimento qualquer.


Bora lá, que tem muita transformação para acontecer e depende de você dar o primeiro passo.


Diana Ceolin é Assistente Social Docente Pós Graduada em Saúde Publica e Saúde da Família, Mestre em Gerontologia Social e colunista do Portal Gente Mais

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