top of page

A difícil arte de investir

Essa semana estive pensando sobre como tem sido cada vez mais difícil investir, para muitos de meus clientes e não tenho falado apenas de dinheiro, observo o comportamento humano cada vez mais interessado em ter tudo para agora, imediatamente.


Compro um curso hoje, já quero ter o resultado amanhã, ou se possível hoje mesmo.

Será que isso tem a ver com nossa formação? Como temos educado nossos filhos em relação a investir tempo, recursos, esforços, paciência, enfim como tem sido nosso próprio comportamento com relação a investir?


Definir metas, precificar e adotar um planejamento de tempo e de recursos adequado ao seu perfil podem tornar sua vida melhor. Tudo isso tem se tornado a difícil tarefa de investir.


Os planos bem elaborados levam à fartura. Mas o apressado sempre acaba na miséria. Provérbios 21:5


Eu gosto muito desse proverbio bíblico que fala sobre investir o seu tempo em planejar, use uma reflexão nas minhas palestras – quem falha em planejar – já planejou falhar.

Antes de eu começar passar aqui as minhas orientações valiosas de como vencer esse processo e simplificar os investimentos quero fazer a seguinte pergunta:


O que você precisa para começar a investir?


Antes de começar investir seu tempo ou recursos, é importante lembrar de organizar as coisas.

Eu costumo dizer que não adianta passar pano na casa sem varrer, você vai só espalhar a sujeira e não vai ficar boa a limpeza. Para investir é a mesma coisa, então vamos as minhas orientações valiosas para você começar e nunca mais desistir ou parar no meio do caminho.

Como investir tem se tornado uma tarefa mais fácil para mim:


1. Em primeiro lugar definindo, as minhas metas. Quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve. A maioria do meu dia está voltada para obter resultados para a empresa e para os meus clientes, mas quero sempre mais do que isso.

Assim, defino alguns objetivos pessoais para buscar resultados para a minha vida, trazendo satisfação, realização e até mesmo desafios. Pensando dessa forma, a tarefa de investir não se torna tão difícil. Sabendo quais são as suas metas, a melhor maneira de se juntar dinheiro é, em primeiro lugar, conhecer seu perfil de investidor. Se o seu desafio é investir tempo – definir o objetivo também te ajuda a entender quanto tempo você precisa para atingir esse objetivo.


2. É fundamental realizar um planejamento financeiro ou de tempo para, com ele, se programar para investir. E programar é sinônimo de comprometimento, ou seja, criar o hábito de investir todo mês como se você tivesse uma conta para pagar. Afinal, você quer atingir os seus objetivos, certo? Se é assim com a empresa, também é assim conosco.



3. Para começar, não precisa ir para uma meta de tão longo prazo como pensar a aposentadoria. Investir também pode ser: fazer o seu dinheiro crescer para comprar alguma coisa que deseja: fazer um curso, comprar um apartamento, fazer uma festa ou até mesmo fazer uma viagem.


A dificuldade de investir tem a ver com o comportamento humano que vai além das questões financeiras. Antigamente, as pessoas lutavam todos os dias para sobreviverem e viviam com pouco, pois a idade média não passava dos 35 anos. Elas morriam muito cedo e não tinham tempo para planejar o futuro.


Com o aumento da expectativa de vida precisaremos de mais recursos e não podemos depender somente da nossa previdência social para a aposentadoria. Por isso, a importância do planejamento financeiro para o futuro, para não sermos pegos de surpresa sem recursos, gerando frustrações, abalando o nosso emocional e gerando culpa de não ter começado antes este planejamento.


Você deve estar se perguntando: “Mas investir com que dinheiro? Não sobra nada!”. Investir tempo para estudar algo? “Já estou sem tempo”, agora eu te pergunto: será que não sobra mesmo? Você não consegue reservar 10% do seu salário no dia que em que cai o dinheiro na sua conta? Você não consegue 30 minutos por dia para investir em um curso ou na sua saúde, como atividade física, por exemplo. Com um pouco de esforço nas prioridades e você logo terá uma vida que almejou sempre. Experimente!


"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”

Romanos 12:12


Não é fácil, mais vale a pena o incentivo e o que eu gostaria com esse artigo é gerar transformação mesmo que seja uma pequena mudança na sua mentalidade hoje.


Cris Jesus é Empresária, Consultora, Mentora Empresarial e colunista do Portal Gente Mais

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page