top of page

A IMPORTÂNCIA DO BENEFÍCIO DA RETENÇÃO, SATISFAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE TALENTOS

A retenção de talentos é um conjunto de estratégias e práticas que as empresas adotam para manter seus colaboradores engajados com o avanço dos resultados.


A competitividade faz com que os profissionais de eficiência sejam a cada dia mais requisitados para que o destaque seja alcançado diante à concorrência, por isso é importante investir na boa gestão de pessoas.


A satisfação do funcionário afeta diretamente na produtividade, pois quando o orgulho de pertencer à uma organização está presente, a equipe anseia por maiores resultados para atender as expectativas da liderança. Além disso, quando o local de trabalho é agradável, os cargos são disputados e a atenção aos processos é redobrada para a garantia da vaga.


Isso envolve também o engajamento, já que funcionários motivados servem de inspiração para o resto da equipe, instigando a busca pelo mesmo objetivo e as ações conjuntas que são resultados da colaboratividade, tornando desafios mais fáceis de solucionar a partir de uma equipe alinhada.


Ademais, o desligamento e a contratação geram gastos para a organização, por isso a perda de talentos significa também a perda de capital, por isso a retenção e investimento no colaborador é uma pratica econômica e vantajosa a longo prazo.


A qualidade de vida é um requisito muito atual quando os profissionais estão em busca de um emprego, hoje é de conhecimento de grande parcela da população de que a saúde física e mental merecem uma atenção especial para evitar maiores problemas, por isso o anseio de um ambiente saudável e harmônico com baixos níveis de estresse.


Ter um plano de carreira e metas que estimulem o colaborador ao desenvolvimento também é um dos pontos chave dessa importância. A grande transição de colaboradores no mercado ocorre principalmente porque não há um plano de carreira estabelecido, pois ele é quem mantem o profissional focado.


Reconhecer o esforço do funcionário também é essencial, pois ele se sente como uma peça fundamental da equipe e dá a devida importância ao seu próprio cargo e tarefas. Esse reconhecimento pode ser feito através de elogios ou prêmios, por exemplo.


Para que a empresa possua sucesso e estabeleça uma forte presença no mercado, essas e outras atitudes são de extrema importância para a retenção, satisfação e capacitação de talentos, traçando uma jornada bem-sucedida.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page