top of page

A Liderança sob o olhar dos Liderados

Muito se fala sobre os pontos positivos de liderança, forma de como se portar, como se engajar a equipe, mas afinal...como é a liderança vista pelo olhar dos liderados?



Durante toda a nossa trajetória de vida tivemos líderes: Quando pequenos, nossos pais são nossos líderes, pois eles nos estimulam a aprender coisas novas, dar os primeiros passos rumo ao futuro e a sobreviver neste novo mundo que estamos entrando.

Quando jovens, nossos líderes são nossos professores, pois eles nos ensinam e lapidam nossas preferências e habilidades através do conhecimento adquirido na escola, faculdade e etc.


E nesta transição de jovem para a fase adulta, nós temos outros líderes: Nossos gestores no ambiente corporativo. Líderes são as primeiras pessoas que estendem a mão e dizem: "Eu posso ajudar, vamos fazer isso juntos".


Para nós, liderados, os líderes são nossa fonte de ânimo e inspiração. Se você quer saber se determinada pessoa é um bom líder, observe seus liderados, eles são espelho de seu trabalho.


De acordo com a pesquisa realizada com os liderados da Gente Mais chegamos a seguinte conclusão:


- "Líderes são pessoas que conseguem conciliar as necessidades da empresa com as nossas próprias necessidades, fazendo com que nossos talentos sejam explorados cada vez mais e possamos ser desafiados". (Luana Turri - Videomaker)


- "Líderes são nosso ponto de fuga e equilíbrio: Fuga pois, quando estamos com alguma dificuldade são para eles que pedimos apoio, são nossos maiores confidentes e mentores. Equilíbrio, pois avaliam constantemente nosso desempenho e nos mostram onde devemos nos apoiar para que tenhamos uma produção de alta performance que irá beneficiar todos os campos" (Thayná Fogaça - Comunicação)


- "Liderança é a capacidade de enxergar além, isso significa dizer. Enxergar não só o processo que te leva ao sucesso, mas as pessoas que fazem parte da jornada.

De forma imprescindível e indispensável, o líder deve saber administrar as adversidades, com inteligência emocional, proporcionando o bem-estar e leveza no ambiente corporativo. Isso implica diretamente no liderado, que sempre será o reflexo do líder". (Camila Smarito - Design Instrucional)


"Ser Líder é ser mais que um cargo de autoridade dentro de uma organização, é ser o apoio e guia para o time, é o que encoraja a atingir suas metas e quando são batidas comemoram juntos, pois não seria possível o resultado sem o esforço em conjunto". (Jhuann Lopes Comercial)


"Liderança, é sentir que estamos caminhando junto. Que te motiva, não simplesmente impondo: "vai lá e faz!", mas que é um modelo de como fazer da melhor forma.

Líder é fomentar nas pessoas a vontade de ser igual. É despertar o sentimento de querer ser tão bom quanto. É influenciar e arrastar por meio do exemplo. Eles pegam na nossa mão e ensinam como a mágica acontece e estão do lado para ser nosso suporte e base se algo não saiu como planejamos, nos ensinam com amor". (Bhárbara Martins - Comercial)


"O Líder deve engajar a equipe sem perder o foco, pois este é o nosso objetivo. Ele é uma pessoa que nos direciona, seja no âmbito profissional como no pessoal, ele nos influencia positivamente para que estejamos em constante evolução e entende as nossas necessidades. Ele não aplica somente uma demanda para ser cumprida, ele define o que deve ser desenvolvido de acordo com a habilidade de cada um e entende do colaborador a importância do desenvolvimento do liderado acerca disso, o tempo que ela irá desenvolver o trabalho e como ela executará este processo, ele entende e auxilia no objeto, meio e mensagem". (Liza Gama - Estagiária de Design Instrucional)

O que todas as resposta possuem em comum? Eu te respondo: O líder é o maior espelho do liderado, essa afirmação apareceu neste artigo pelo menos umas três vezes, então podemos contar como uma verdade absoluta correto? Somos seres comunicadores e vivemos por referências e culturas, nos adaptamos a elas e incluímos características para moldar nossa personalidade.


Cabe aqui uma reflexão a você, líder: O que você vem exercendo hoje, é algo que deve ser espelhado por seus liderados? Atualmente, você é um líder DA equipe ou COM a equipe?


Mas vale lembrar Líder, que você não está sozinho nesta função, do mesmo modo que seus liderados tem a você, você tem seus liderados. Dialogue com eles com quando for necessário, e conte com eles sempre que precisar, você não está sozinho!


Bora fazer Valer a Pena!


Este artigo foi organizado por Thayná Fogaça, Diretora de Comunicação, com o apoio de Luana Turri, Videomaker, Camila Smarito, design Instrucional, Jhuann Lopes, comercial, Bhárbara Martins, Comercial e Liza Gama, Estagiária de Design Instrucional, ambos integrantes do time da Gente Mais Consultoria e Treinamento.



58 views1 comment
bottom of page