top of page

A Marca que um Líder Inspirador Deixa

Pesquisas apresentam que 8 em cada 10 profissionais que deixam seus empregos, na verdade, estão se demitindo do seu chefe. Não existe uma boa relação entre líder e liderado e, na maioria das vezes, o ambiente se torna tóxico.


A liderança é uma característica essencial para qualquer negócio dar certo. Saber conduzir e integrar talentos para atingir objetivos é indispensável quando se fala do mundo atual. Uma boa relação de trabalho envolve confiança, respeito, autoconhecimento, inclusão e uma comunicação clara e aberta. A chave para ser um bom líder é estabelecer um vínculo de confiança com sua equipe.


Mas você sabia que é possível ir além e ser um líder inspirador?


Um dos traços mais importantes deste líder é o centramento, um estado de presença marcante que faz com que o líder permaneça calmo em situações de estresse, mantendo uma conexão empática, além de possuir uma habilidade ímpar de audição ativa.


Outra característica importante é a resiliência. Um líder inspirador molda-se rapidamente aos tempos de crise e disrupturas, adaptando comportamentos e inovando processos para encontrarem novas soluções. É quem assume riscos, quem dá o primeiro passo e quem mostra uma perspectiva inédita. Ele sabe que só irão conquistar novos resultados fazendo as coisas de maneira diferente. Se há o desejo que os liderados inovem, é preciso, em primeiro lugar, dar o exemplo.


Um terceiro fator importante é a comunicação assertiva. Um líder inspirador se comunica franca e abertamente com sua equipe, mantendo um elo forte sem esconder desafios e ameaças. Isso propicia um clima de confiança mútua, quando um liderado percebe que seu líder se coloca à disposição para enfrentar as adversidades, confrontando a realidade de cabeça erguida.


Um líder inspirador consegue fazer com que as pessoas acreditem que algo é possível e que elas podem alcançar. Para transmitir tanta confiança, ele precisa ter ele mesmo a crença sobre o que diz. Por isso, é fundamental crer na própria habilidade de chegar à performance esperada.


Ser inspirador é criar uma relação forte o bastante com sua equipe, o que significa confiar e acreditar que cada pessoa da equipe consegue agir. Para que as pessoas sejam convencidas agir, é preciso que haja o “clima” certo. Cabe ao líder construir essa cultura de fazer, mudar e melhorar. É algo que deve estar presente nas ações em todos os momentos, de modo a criar as condições propícias à ação.


Ser um líder inspirador é essencial para aumentar o engajamento das pessoas e torná-las mais participativas. A capacidade de um líder inspirador saber comunicar sua paixão e propósito ajuda a estabelecer a cultura inspiradora de sua organização. O líder inspirador é realmente apaixonado pela sua missão e visão e consegue compartilhá-las de uma forma que permita com que os outros também se sintam apaixonados por elas.


Esta paixão compartilhada faz com que organizações prosperem com um propósito que está além das tarefas do dia a dia: a sensação de pertencimento. Fazer com que os liderados se sintam pertencentes, incluídos como “donos” das organizações é saber criar uma cultura corporativa inspiradora.


Lembre-se que liderança pode e deve ser desenvolvida e aprimorada através da experiência e da capacitação profissional. É um esforço contínuo que deve ser exercitado diariamente.


Édila Souza é Educadora Executiva e colunista do Gente Mais Portal.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page