top of page

Como manter o foco num objetivo a longo prazo?

Você estabelece uma meta, tudo começa muito bem, sua motivação está a mil, a primeira semana é mágica, a segunda é produtiva, a terceira começa a ser um pouco chata e na quarta, você já está pensando em desistir.



Aos poucos, seu ritmo vai diminuindo e você acaba nunca atingindo aquela meta inicial. Eu sei que você se reconheceu com essa descrição e se sente frustrado com essa realidade, mas esse não é um problema só seu.

Muitas pessoas têm dificuldades de manter o foco e o ritmo necessários para o cumprimento de suas metas - um exemplo claro são as famosas promessas de início de ano, que geralmente fracassam ainda na primeira quinzena de janeiro. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a seguir firme em seus objetivos, sem desanimar!

1- Desenvolva seu Autoconhecimento

Ao conhecer a si mesmo, você pode mapear quais são seus pontos fracos e fortes, em que momentos você vai agir como seu próprio amigo ou adversário e, assim, conseguirá planejar com tranquilidade e inteligência um meio para alcançar seus objetivos)

2- Tenha Clareza

Sempre tenha seus planos e objetivos extremamente claros e detalhados. Muitas pessoas perdem a motivação porque suas metas são muito vagas. Por exemplo, seu objetivo é ficar rico, mas como você pretende ficar rico? Ganhando na loteria? Abrindo uma empresa? Fazendo arte? Em quanto tempo eu consigo ficar rico? Um ano? Dois anos? Vinte anos? E o que você considera “rico” exatamente? Ter R$500 mil na conta? R$1 milhão, ou 2, ou 100 milhões? Uma mansão e um carro de luxo? Enfim, tenha metas concretas, com passos bem definidos, assim você saberá o que fazer e não se perderá no caminho.

3- Relembre todos os dias

É importante não esquecer nunca o porquê de você estar se engajando. Separe um momento do seu dia para sempre se lembrar de suas metas, seus objetivos, foque-se exclusivamente nisso. Mas Tati, não seria melhor eu gastar este tempo trabalhando objetivamente para alcançar meus objetivos? Em curto prazo sim. Mas com o tempo, você pode acabar se perdendo do propósito original e perder sua motivação.

4- Saiba qual o seu propósito

Em suma, propósito é algo mais abstrato, é o que te abastece e te dá energia. Idealmente, você terá um propósito genuíno, que te puxará em direção ao que você quer.

Mas Tati, o que é esse tal de propósito genuíno?

O propósito mais comum, é aquele que tem relação apenas com você. Do tipo “Ah vou fazer isso, porque eu quero comprar o carro x”

Mas o propósito genuíno, é formado não só pelo "eu'', mas pelo “nós”. Ou seja, “Vou fazer tal coisa, porque vai me fazer bem, e também vai fazer todos a minha volta felizes também”

Óbvio que a sua motivação vem em primeiro lugar, lembre-se disso.

5- Comemore cada vitória

O caminho é a melhor parte, então aproveite! Se seu objetivo é abrir um restaurante de sucesso, comemore a primeira marmita que você vendeu, feita na cozinha de casa mesmo. Se seu objetivo é trabalhar com modificação de celulares, comemore sua matrícula no curso gratuito de solda. E assim por diante. Com essa atitude, você se manterá muito mais firme no caminho do sucesso.

Espero ter te ajudado com as dicas, se as coisas que eu disse aqui, fizeram sentido pra você, me conta aqui nos comentários!!!

Bora?


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page