top of page

Como o sistema de gamificação se tornou uma tendência?

O que é gamificação? Gamificação, ou ludificação, é um termo traduzido do inglês gamification – que, por sua vez, vem de games, “jogos” em inglês – é a implementação de características de jogos que servem de instrumento para o ensino, motivação e engajamento. São maneiras de trazer características comuns em jogos (como recompensa, desafio e gratificação) para influenciar e/ou motivar o indivíduo a bater metas ou chegar a um objetivo pré-estabelecido.

Por meio desta técnica, pode-se mudar rotinas de trabalho ou estudo, influenciar pessoas a se dedicar mais a tarefas e desafios, mudar o mindset e as relações interpessoais de alguém, ou até mesmo mudar a forma que ela se dedica a determinadas funções.


Por que é tão efetiva?


Segundo especialistas, o fator de experiências com jogos vai muito além do mero entretenimento, são diversas emoções e sentimentos que são atrelados ao jogo que mantém o jogador mais focado na tarefa. Sentimentos como: a necessidade de competição, as respostas instantâneas, o sentimento de progresso e a busca por recompensas e prêmios, são algumas das emoções que fazem os usuários ficar focados no jogo e querer cada vez mais progredir nele.


Com isso, temos que, se adaptarmos alguns desses conceitos para o trabalho e a educação, é possível mudar o foco dessas pessoas para os objetivos deles.


Os benefícios da implementação da gamificação


A gamificação, hoje, está presente em diversos espaços, principalmente no meio empresarial e no educacional. E diante disso, podemos ver uma alguns de seus benefícios com a adoção dessa estratégia:

  • Aumento do engajamento dos indivíduos;

  • Desenvolvimento de habilidades relacionadas com o meio em que se localiza;

  • Aumento de produtividade;

  • Otimização de processos;

  • Atração e fidelização de clientes;

  • Redução de estresse;

  • Comunicação mais assertiva;

  • Aumento da motivação dos indivíduos;

  • Aprendizado constante;

  • Redução de custos;

  • Melhores resultados.

Engajamento é a palavra


Quando pensamos em gamificação, o foco é sempre o engajamento, ou seja, a gamificação é feita para que a pessoa fique mais envolvida – ou engajada – no seu trabalho/estudo, pois está buscando alcançar os objetivos para receber as gratificações do “jogo”.


Tanto em empresas como nas escolas, ter indivíduos engajados é ótimo, visto que suas ações melhoram o desempenho dele e podem influenciar outros a ser como ele, criando um efeito cascata para a organização.


Como implementar na minha empresa


O primeiro passo é entrar em contato com um especialista da área. É ele que vai estudar e entender as demandas e características da sua empresa e, com base nisso, implementar a gamificação.


Alguns fatores que são bem vindos para a gamificação envolvem: trazer treinamentos para os funcionários, que serão essenciais para que desenvolvam as habilidades necessárias para funcionar a gamificação, e claro, produzir conhecimento que se manterá na vida profissional e pessoal.


Outros estímulos como rankings, disputas e competições são saudáveis e proporcionam elementos que estimulam a competitividade dos funcionários e trazem o sentimento de recompensa para eles. Dessa forma, é possível incentivar os funcionários a atingir as próprias metas e as da empresa.


Investir na comunicação interna da sua empresa também é fundamental para que essa estratégia funcione, pois são eles que pois é por ela que os funcionários podem monitorar seus resultados e progresso. Um bom canal de comunicação pode mudar o caminho do “jogo” para a sua empresa.


Por fim, pensar na gamificação não é somente pensar em um meio diferente de se organizar o trabalho. É um investimento para sua empresa e seus funcionários, isto traz benefícios duradouros para sua equipe, criando mais afinidade entre a empresa e seus funcionários.

Procurando um especialista em gamificação para auxiliar na sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma consulta!

5 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page