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Conheça sua equipe e tenha uma gestão com resultados exponenciais.

Updated: Jun 24, 2022

“Líderes sabem o que querem, por que querem e como comunicar isso aos demais, a fim de obter a cooperação e o apoio deles”. Warren Bennis



Com objetivo de se tornarem mais preparados para o cenário de alta complexidade e competitividade, os líderes precisam ter um olhar estratégico para as tendências emergentes e adaptar sua abordagem de liderança às mudanças na maneira como a sociedade pensa, trabalha e vive.


Uma das mudanças necessárias é encontrar um modelo de gestão que ajude cada profissional a desenvolver o melhor de si. E é exatamente isso o que propõe a gestão positiva na sua forma de atuar. É um estilo de liderar que vem se mostrando cada vez mais alinhado com as necessidades atuais do mercado, pois são as qualidades das pessoas que fazem uma empresa ser única.


Um dos principais pilares da liderança positiva é focar nas competências e experiências dos liderados e não em suas falhas. Por isso, na prática o líder positivo trabalha os pontos fortes da equipe, como um todo, e de cada colaborador, individualmente. Para isso, ele aposta no autoconhecimento (olhar para dentro de si) e no conhecimento dos colaboradores.


Uma das formas de conhecer-se e conhecer os outros é através do perfil comportamental. Mapear o Perfil Comportamental dos colaboradores é uma forma de enaltecer o trabalho, ajudando cada pessoa a encontrar seu lugar de maneira feliz e confortável. Baseia-se em quatro perfis básicos e distintos, existentes em todos nós, em proporções diferentes, e nas combinações possíveis de predominâncias destes quatro perfis, que geram personalidades singulares, com diferentes percepções de mundo, e ainda assim pertencente a um grupo.


Para facilitar, segue uma apresentação simples do comportamento predominante em cada tipo de perfil comportamental. É preciso destacar, novamente, que todos nós apresentamos os quatro, tendo um ou dois que se destacam:


• analítico — é muito racional e pondera suas decisões com cuidado, sem ligar muito para outras opiniões. Utiliza sua racionalidade e costuma ser resistente e difícil de se convencer sem dados plausíveis;


• planejador — valoriza suas relações interpessoais e se importa com as opiniões do seu grupo. Gosta de harmonia, rotina e evita mudanças;


• executor — gosta de ter o controle da situação e costuma ser líder. Toma decisões rápidas, mas isso não significa que seja impulsivo. Gosta de autonomia, sendo focado no alcance da tarefa;


• comunicador —indivíduo comunicativo e expressivo, que tem grande poder de diálogo. É dinâmico e interativo.


A descoberta do perfil pode ser feita por software de análise comportamental, para que o líder e a empresa consigam identificar as competências relacionadas às atitudes das pessoas, ou seja, é possível detectar suas aptidões e, ainda, como elas reagem diante de diferentes situações. Assim, a aplicação do perfil comportamental garante mais assertividade para as estratégias da empresa.


E como o líder deve atuar a partir dos conhecimentos que o perfil comportamental pode trazer?


1. identificar e desenvolver pontos fortes de cada colaborador da equipe;


2. estimular e reforçar relações positivas, criando times unidos e conectados;


3. dar autonomia para os colaboradores, implantando ou fortalecendo em sua gestão o ciclo de trabalho que envolva: capacitação, autonomia e apoio;


4. intensificar os significados do trabalho, da equipe e da empresa.


Exemplos práticos seriam: valorizar o trabalho entregue, atuar com empatia (sem deixar de lado a assertividade), gerar um ambiente de segurança psicológica e trabalhar com propósito. Esses são alguns dos caminhos que levam um time a um modelo de liderança positiva.


Esse tipo de gestão que inicia pelo olhar tão falado, mas nem sempre realizado, “a pessoa certa o lugar certo”, o reconhecimento dos pontos fortes e a prática da autonomia com a autorresponsabilização, impacta positivamente os profissionais, criando uma cultura que resulta em aumento da confiança e respeito entre equipe e liderança, além de mais retenção de talentos.

E você, o quanto conhece de cada colaborador para alcançar uma gestão de resultados exponenciais?


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