top of page

DESAFIANDO GIGANTES: FILME OBRIGATÓRIO PARA SE TORNAR UM BOM GESTOR

Os filmes são ferramentas de extrema importância no processo de absorção de conhecimento, uma vez que narram histórias que – mesmo que fictícias – transmitem ensinamentos importantes e influenciam positivamente os espectadores.


Através dessas narrativas é possível entender as variáveis e processos do mundo corporativo, o que é fundamental para qualquer gestor que almeja o sucesso, tornando acessível algum tipo de vivência em relação à situações e conflitos.


Desafiando Gigantes é um drama norte-americano lançado em 2006 mas, em contrapartida, seus conselhos e lições são tão atuais quanto qualquer filme do ano.


Nele, acompanhamos os conflitos profissionais e familiares de Grant Taylor, um técnico de futebol americano de uma escola que durante seis anos não havia levado seu time à uma temporada vitoriosa. Além disso, sua vida pessoal também apresenta alguns problemas, e a ideia de desistir de tudo a cada dia parecia mais tentadora.


Ao decorrer da trama, o treinador recebe uma visita inesperada que propõe o desafio de fortalecer sua fé, sendo grato por suas conquistas e também pelos dias ruins. É então que ele resgata seu espírito de liderança e transmite a confiança necessária para a equipe.


O time, que outrora apresentava-se desmotivado, sem esperança de vitórias, foi impulsionado pelo técnico através de diversas falas e atitudes que deixavam em evidência sua capacidade e força, tanto individual quanto coletiva.


É possível refletir sobre o fato de muitas vezes não percebermos nosso verdadeiro potencial, pois somos capazes de realizar muito mais do que imaginamos. Nós somos nossos verdadeiros limitadores. Grant conhecia o poder da equipe e ensinou isso através de experiências reais que reafirmaram isso.


Ademais, o filme destaca a importância de não prender-se somente a um marco final para o qual planejamos estratégias, reunimos forças e ultrapassamos barreiras e, no fim, ficamos estagnados ao alcançá-lo. É claro como possuímos impulso para ir muito além.


Outro ensinamento presente é a confiança que deve-se ter naqueles que acreditam em seu potencial. Se em alguma situação de nossa vida as forças físicas e psicológicas se esvaírem, a decisão mais sábia que podemos tomar é a de continuar ouvindo as palavras encorajadoras e conselhos daqueles que nos motivaram a dar o primeiro passo. Esse é o papel do líder!


A nova filosofia de vida do protagonista passa a impactar a vida de todos ao seu redor, incluindo seus jogadores e familiares. É visível a importância da fé, esperança e confiança em sua jornada.


É assim que um gestor bem-sucedido deve se comportar: com fé em sua equipe e no potencial que lhe pertence, transmitindo confiança tanto em um ambiente corporativo quanto familiar, impulsionando-os ao sucesso e mostrando-se presente em cada passo importante dos integrantes.


Desafiando Gigantes mostra o poder da fé, ensina que deve-se permanecer confiante nos momentos felizes e nas dificuldades, e que é preciso acreditar sempre em si mesmo e em um projeto melhor, porque assim a vida que você imagina terá início.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page