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EMPLOYER BRANDING – AFINAL, O QUE É?

Garantir o envolvimento dos colaboradores é essencial para qualquer empresa de sucesso, afinal, são eles que apresentam as qualidades da organização e seus diferenciais, engajando os clientes.


O employer branding é a reputação da empresa como empregadora, não só no recrutamento e seleção de funcionários, como também na retenção de talentos. Ou seja, basicamente é a construção de uma imagem agradável e positiva para uma organização direcionada aos colaboradores, mas que interfere também na visão favorável que os clientes possuem.


O foco é em perceber de que maneira os funcionários ficariam mais satisfeitos, entendendo os valores e ideais que sustentam a corporação.


A importância dessa ferramenta é indiscutível, já que as marcas e empresas buscam cada vez mais diferenciais para se destacarem em meio à concorrência, e quando a equipe conhece e trabalha difundindo suas qualidades, os resultados se alteram positivamente.


A satisfação do funcionário também afeta na produtividade, já que o orgulho da empresa faz com que eles queiram entregar melhores resultados afim de atender às expectativas da liderança. Além disso, um bom local de trabalho é sinônimo de disputa por cargos, e o colaborador entende que a posição nunca é garantida, redobrando sua atenção aos processos.


Economicamente, o employer branding contribui com a redução de custos em processos de demissão, – já que são menos frequentes quando há a predominância de um pessoal satisfeito - seletivos e de contratação, já que uma boa imagem atrai pessoas mais qualificadas, o que diminui o tempo e valor que normalmente é gasto em situações como essa.


Da mesma forma, a reputação da empresa é um fator de influência na relação com fornecedores que entendem que podem agregar valor à uma operação, pois quando positiva, facilita o estabelecimento de negociações e, consequentemente, o lucro e reconhecimento.


Dentre as formas de fazer com que uma organização esteja no objetivo de trabalho do mercado, pode se destacar, primeiramente, uma avaliação de sites que publiquem opiniões para que uma análise seja feita a partir de comentários feitos por funcionários passados ou atuais e candidatos, assim o RH traçará um plano de ação individual e personalizado que funcionará.


Além dessa questão, é necessário que uma atenção especial seja voltada ao funcionário desde o processo seletivo, sempre destacando os diferenciais da organização e investindo na comunicação interna para que os setores trabalhem em harmonia, sempre incentivando cada um para um melhor desempenho.


Quanto mais satisfeita a equipe estiver, de forma mais eficaz será distribuída a imagem da empresa e melhores serão os resultados.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.


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