top of page

ESCOLHAS E DECISÕES CRIAM REALIDADE NÃO DEIXE QUE OUTROS FAÇAM POR VOCÊ

Qual a relevância e quais as implicações das escolhas e das decisões que tomamos para o alcance dos nossos objetivos e para a realização do nosso propósito de vida? Como elas nos afetam na construção de uma vida que vale a pena ser vivida, em todas as suas dimensões?


O ser humano a todo momento está deliberando a respeito da sua existência. É um processo contínuo de escolhas e decisões, diante das inúmeras alternativas, possibilidades e oportunidades, com o propósito de escolher o caminho que deve trilhar e que o conduzirá rumo à vida desejada.


Ao longo da nossa jornada existencial fazemos escolhas baseadas no que desejamos e sonhamos para a nossa vida pessoal, familiar, profissional, financeira, social e espiritual, dentre outras. Quando definimos o que queremos e nos colocamos nessa trajetória, estamos praticando o exercício das nossas escolhas.


Quanto mais você dominar esse processo, mais perto você estará de alcançar o domínio da sua vida, de ser o autor da sua própria história. Temos domínio da nossa vida quando assumimos a responsabilidade de fazer as escolhas e tomar as decisões a respeito de tudo aquilo que afeta e interfere no alcance dos nossos objetivos, e em nossas conquistas e realizações.


Infelizmente, existem pessoas que transferem para terceiros o destino das suas próprias vidas, se deixam levar por interesses alheios e estão sempre trabalhando para realizar projetos e objetivos de vida que não lhe dizem respeito, portanto, sem nenhuma motivação.


Talvez por acomodação ou falta de coragem, de disposição ou mesmo de interesse, essas pessoas não chamam para si a responsabilidade de estabelecer a direção das suas vidas, das suas carreiras profissionais, conduzidas ao sabor dos acontecimentos, do acaso e colhem o que não elegeram, ou seja, uma vida de expectativas limitadas e sem grandes conquistas e realizações.


Se queremos ter o controle da nossa vida, é importante ter clareza de que a nossa realidade atual é resultado das escolhas que fizemos no passado, e consequentemente, as escolhas atuais definirão como será nosso futuro. As nossas escolhas determinam a nossa realidade futura. Portanto, é fundamental saber as razões pelas quais pautamos as nossas decisões, ter consciência do que realmente possui valor para nossa vida.


Assumir a responsabilidade de tomar decisões é estar consciente da necessidade de ter um projeto de vida, de desenvolver um planejamento, de seguir um roteiro prévio, de estabelecer parâmetros e segui-los. Alcançar objetivos é uma construção, produto de nossa escolha.


A escolha responsável nos angústia, nos tira do centro, nos faz repensar valores, prioridades e responsabilidades. Nos faz sair da zona de conforto. Tomar decisões, muitas vezes, exige que busquemos novas perspectivas, ampliemos nosso campo de visão, que avaliemos outros pontos de vista. É olhar um cenário mais amplo do mundo e da vida

.

Trata-se, então, de abordar a vida desde a nossa liberdade, portanto, desde nossa responsabilidade, para tomá-la em nossas mãos. É a possibilidade que temos de eleger o caminho que queremos seguir e sermos protagonistas da nossa própria história.


Luiz Amorim é Empresário, coach, mentor de vida e produtividade, palestrante profissional e colunista do Gente Mais Portal.

411 visualizações1 comentário

1 comentario


Leônidas Amorim De Campos
Leônidas Amorim De Campos
12 sept 2022

Excelente artigo e com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, muitas vezes um artigo como esse faz a pessoa refletir sobre suas ações perante a própria vida.

Me gusta
bottom of page