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Gestão de tempo

Tempo é uma questão de preferência

A gestão de tempo e como ela pode impactar sua produtividade no trabalho.

Tão importante quanto ter tempo, é saber lidar com o tempo que se tem.

Vamos aprender um pouco sobre gestão e exercitar práticas que podem nos ajudar durante o processo?


Com a correria do dia a dia, o desafio de ter tempo diante das obrigações diárias aliou-se a um aliado novo: a gestão de tempo. Seja no ambiente corporativo ou em casa, saber gerir o tempo que temos disponível é essencial, não apenas para que possamos dar conta de tudo o que precisamos, mas também para que tenhamos mais liberdade para dosar as decisões e torná-las mais assertivas. Isso porquê, como já é de se imaginar, uma rotina de trabalho desorganizada e caótica, pode nos levar a decisões impulsivas, sem a devida ponderação sobre os prós e contras que virão depois.


Como consequência disso, muitas vezes, acabamos por receber ainda mais demandas, o que nos consome mais tempo e, a partir daí, inicia-se uma bola de neve perigosíssima - tanto para o aspecto profissional quanto para o pessoal.


Para evitar tamanho caos, é essencial que saibamos gerenciar o tempo que temos disponível de forma responsável e organizada, de modo que nossas obrigações sejam levadas de forma mais leve, fácil e fluida.


Nem sempre é fácil, claro; a cada dia que passa, parece que mais e mais demandas surgem, cada uma delas exigindo mais atenção do que a anterior. Mas com pequenas atitudes e um pouco de atenção, tudo é possível. Confira algumas orientações que, ao longo do meu tempo como gestora, fizeram uma diferença imensa no dia a dia:


1 - A procrastinação tem consequências a longo prazo: é isso mesmo! Muito mais do que simplesmente aquela tarefa pontual que você deixou pra depois, a procrastinação pode afetar todo o seu fluxo de trabalho por mais tempo do que você gostaria;


2 - A falta de organização te atrasa: não manter uma rotina organizada te leva a atrasar para compromissos, reuniões, entregas e, consequentemente, afeta até a sua vida pessoal. Exercitar a organização é essencial para a conquista de melhores resultados;


3 - Saiba dizer "não": negar-se a fazer algo que não é de seu agrado, não é sua obrigação ou oferece qualquer tipo de risco para sua organização de tempo, não é um sinal de egoísmo. Saber quando dizer "não" às demandas desorganizadas ou falhas é essencial para que seu tempo seja melhor aproveitado;


4 - Quanto mais controle você tiver sobre o seu tempo, melhor será sua produtividade: quando você estabelece uma rotina organizada, levando em consideração suas demandas e necessidades, respeitando seu ritmo e forma de trabalho, você automaticamente aumenta sua produtividade, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Isso pode fazer a diferença no seu crescimento profissional e, de quebra, garantir mais qualidade de vida para os seus momentos fora da empresa.


Os cuidados com a gestão de tempo são costumeiramente negligenciados ou sufocados pela alta quantidade de demanda que nos surpreende todos os dias, contudo, saber lidar com o próprio tempo é essencial. Ter mais qualidade de vida no ambiente corporativo pode começar por você. Experimente.


Cris Jesus é empresária, consultora e mentora empresarial

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