Inteligência emocional e sua importância nas empresas

Muito se fala do desenvolvimento da inteligência emocional para podermos nos relacionar e viver melhor. Porém, você sabe para quê desenvolver a inteligência emocional dentro da sua empresa e como desenvolvê-la pode trazer melhorias para o ambiente de trabalho?

O que é?

Damos o nome de inteligência emocional à capacidade que uma pessoa tem de gerir suas emoções a ponto de se motivar, contornar crises e entender as emoções das pessoas à sua volta.


Ela é classificada em 5 etapas de desenvolvimento de habilidades:

  1. Autoconhecimento: entender “o que” você é e como você funciona, conhecendo melhor a si mesmo e como suas emoções e sentimentos reagem a determinadas situações;

  2. Controle emocional: saber quando, onde e como você utilizará determinada emoção;

  3. Automotivação: usar as suas emoções para se motivar durante o dia-a-dia;

  4. Empatia: conseguir identificar e entender os sentimentos e emoções das pessoas à sua volta.

  5. Relacionamentos interpessoais: Utilizar as etapas anteriores do processo para se relacionar de maneira saudável e estabelecer redes sociais com outras pessoas.

Por que usar a inteligência emocional nas empresas?


Investir em qualificação na área de inteligência emocional para a equipe pode impactar positivamente o trabalho tanto dos funcionários, como dos gestores. É um investimento na empresa como um todo.


Isso acontece porque desenvolver essas habilidades nos funcionários forma pessoas mais capacitadas e mais sociáveis. Dessa maneira, serão funcionários que entendem o lado outros, que se motivam a si mesmos e ao próximo, entendem como negociar de maneira mais eficaz, como se comportar em grupo, como diminuir crises dentro da empresa, entre outras habilidades.


Todas elas convergem em um ponto central: produtividade. Além de profissionais mais preparados para o dia-a-dia de uma empresa e seus problemas, serão profissionais que terão mais rendimento, serão profissionais mais dispostos a alcançar objetivos maiores em um ambiente mais saudável e produtivo.


Como implementar isso na sua empresa?


O primeiro passo é contactar um especialista, que irá organizar palestras, cursos e seminários para promover o autoconhecimento dos funcionários. Em seguida, continuar com as orientações do profissional da área, ele saberá como desenvolver essas habilidades nos funcionários e como melhorar o rendimento deles.


Uma coisa que vale ressaltar, é que para esse método funcionar dentro da sua empresa, não pode ficar somente nos funcionários da base, deve se cobrar essa mudança de maneira estrutural na empresa, da ponta a base. Isso é necessário, pois a mudança não pode ocorrer somente de uma lado, deve ser feita de maneira completa, porque só assim é feita uma mudança.


Procurando um especialista em inteligência emocional para ajudar na sua empresa? A Gente Mais pode te ajudar nisso! Entre em contato conosco e agende uma consultoria ou marque uma conversa com a gente!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo