top of page

Liderança baseada na Regra de Platina

Já parou pra pensar quantas mudanças ocorreram nos últimos 2 anos? Aprendemos a descontruir conceitos e construir novas formas de relacionamentos, inclusive da nossa liderança com o time.


Sempre segui e acreditei na Regra de Ouro “Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você”, até que um dia, como líder percebi que nem sempre o outro gostaria de ser tratado como eu, e foi quando compreendi que a Regra de Platina “Trate o outro como ele gostaria de ser tratado”, também deve ser aplicada por líderes que desejam alcançar melhores resultados.


Entender o contexto de cada situação traz inspiração para todas as pessoas do seu time, o líder deixa de ser o foco para dar destaque a cada talento do seu time, o olhar do líder é que trás o tom do desenvolvimento – desafia, encoraja e transmite confiança – passa sentido de pertencimento e transmite credibilidade de que juntos somos mais fortes.


Eu tive que desenvolver o ato de ouvir verdadeiramente cada membro do meu time, entender como ele se sente, como ele quer ser reconhecido, o que faz seus olhos brilharem e principalmente o motivo por trás do seu trabalho e foi assim que pudemos trazer mais resultados para todos os envolvidos na minha liderança.


Nesse processo aprendi muito e gostaria de compartilhas 3 pontos importantes nesse processo de aprendizado:


1 – A liderança que inspira é de pessoas reais, “pessoas sempre se lembrarão de como seus líderes a fizeram se sentir” as pessoas gostam de sentir orgulho pelo líder que as desenvolvem, pense você tem sido inspiração para seu time? Eles tem orgulho de dizer que são desenvolvidos por você?


2 – A Empatia com seu time faz que você aproveite o potencial máximo de cada membro, unindo essa força num grande potencial sinérgico, para realização de grandes projetos. Poder contar com um time de talentos diferenciados permite maiores opções de recursos para seu projeto e te desafia a aprender lidar com perfis diferentes, o que não te desafio não te faz crescer.


3 – Persista, Insista e Resista, ensinar, direcionar e acompanhar – esse processo transmite segurança para seu time. “As pessoas acreditam naquilo que elas ajudam a construir”. Nem sempre você como líder vai só ensinar, experimente dar oportunidade de voz para seu time, já encontrei estratégias incríveis de pessoas que me desafiavam como líder.


Uma reflexão: Sua liderança transmite ameaça ou resgate de talentos para seu time?


A Regra de Platina funciona em todo tipo de relacionamento de liderança, aplicar a Regra de Platina não conflita com os interesses da empresa em ter lucro e sim potencializa os interesses dos seus colaboradores em contribuir, gerando um efeito de reciprocidade, quanto mais a empresa se propõe a dar ferramentas e o líder se propõe a desenvolver as pessoas a buscarem seus melhores resultados, mais eles tem interesse em se comprometer com as metas globais do negócio.


Embora tudo que eu escrevi aqui possa parecer estranho, possa parecer não se encaixar no mundo dos negócios, eu acredito que aplicar a Regra de Platina, seja fundamental para o sucesso das empresas e também das pessoas e não acredito que seja possível alcançar uma liderança eficaz e inspiradora de outra maneira.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page