top of page

Lifelong Learning e liderança

Updated: Jun 24, 2022

Você já ouviu falar em Lifelong Learning? Lifelong Learning ou aprendizado ao longo de toda a vida traz o conceito que aprender não está restrito a períodos específicos, como escola, faculdade e pós-graduação. É um conceito alinhado aos novos tempos, em que é preciso aprender recorrentemente para lidar com as transformações de mercado e do mundo.



Atualmente, as transformações mercadológicas estão cada vez mais rápidas e constantes. Em

poucos anos, o ambiente de negócios atravessou muitas transformações. Surgem, a todo tempo, novas metodologias, tecnologias mais avançadas e diversas funções que não existiam em questão de cinco ou dez anos atrás. Por isso, as organizações e os líderes precisam se preparar e apoiar o desenvolvimento de colaboradores mais ágeis, adaptáveis e criativos.


Do ponto de vista individual, o aprendizado contínuo é fundamental para manter um perfil adequado às exigências atuais e futuras. O profissional que se aperfeiçoa tem maior probabilidade de conquistar as oportunidades e os resultados desejados.


Para as empresas, o Lifelong Learning é um caminho para o desenvolvimento organizacional e para lidar com as transformações de mercado. Sem contar que, nesses novos tempos, o

conhecimento é um dos ativos mais importantes.


Entre os pontos mais relevantes, as empresas devem ficar atentas ao mindset Lifelong Learner de seus líderes. Este modelo mental é fundamental para os líderes, pois ocupam posições-chave e conduzem os colaboradores em busca dos objetivos da empresa. Logo, têm um impacto decisivo no sucesso da organização.


Com esta mentalidade e seu exemplo, eles fortalecem uma cultura de crescimento e

desenvolvimento contínuo na empresa e exercem um papel relevante para que os colaboradores se desenvolvam na organização.


O mindset de crescimento diz respeito a entender que, em vez de dons, as habilidades podem ser construídas, e o sucesso alcançado com esforço. Já o desenvolvimento é a preparação do colaborador durante toda a sua jornada na empresa, usando as soluções de educação mais adequadas em cada momento.


Quais as vantagens do Lifelong Learning para a empresa?


1) garante funcionários mais qualificados: quanto mais amplo o conhecimento de uma pessoa, mais habilidades são adquiridas. Existe uma forte correlação entre a capacidade de resolver muitos problemas diferentes e a facilidade de aprender novas habilidades. A vontade de aprender levará os colaboradores a estarem mais focados e determinados. Com isso, eles têm mais confiança para enfrentar novos e exigentes desafios dentro da equipe e da empresa. Os funcionários que mais se envolvem no Lifelong learning são geralmente os mais produtivos.


2) melhora o espírito de equipe: os treinamentos em grupo garantem que os colaboradores estudem, discutam buscando soluções e passam mais tempo juntos. Assim, é natural que tenham a chance de se conhecerem melhor. O bom relacionamento interpessoal é muito importante, garantindo uma comunicação positiva e eficaz dentro de cada equipe. O espírito de equipe é um componente essencial para o sucesso de qualquer projeto. Faz parte da união natural entre habilidades técnicas e interpessoais, saberes práticos e consciência emocional que levam cada indivíduo a poder dar o seu melhor e expressar todo o seu potencial.


3) aumenta o sentimento de pertencimento dos colaboradores: quando uma empresa investe constantemente tempo e dinheiro nos colaboradores, indiretamente eles se sentem mais valorizados. Se um colaborador sabe que seu empregador investe em seu desenvolvimento e crescimento profissional, ele se sente mais envolvido nas atividades da empresa, mais seguro e, consequentemente, tem o melhor desempenho. Da mesma forma, o sentimento de pertencimento é um dos principais elementos que ajuda as empresas a evitar uma alta taxa de turnover. Um colaborador que se sente vinculado à empresa tem muito menos chance de mudar de emprego do que um que não vê suas necessidades valorizadas da mesma forma.


4) bem-estar e lifelong learning: existe uma correlação entre aprender e melhorar a condição de saúde mental das pessoas. Aprender novas habilidades ajuda a manter flow, dá um senso de propósito, aumenta sua confiança em suas habilidades e melhora a autoestima. Além disso, o Lifelong learning ajuda a elasticidade mental e pode ter um poderoso efeito antienvelhecimento. O cérebro é um pouco como um músculo, e apenas treinando constantemente é que o indivíduo pode ser capaz de mantê-lo saudável e em forma. Para qualquer empresa, ter funcionários com uma mente nova e flexível é sempre importante.


5) expande suas oportunidades de negócios: mais do que ter colaboradores produtivos e melhorar as relações pessoais, com os novos conhecimentos adquiridos pelos colaboradores na aprendizagem contínua, surge a chance de aproveitar novas oportunidades de negócio e explorar novos horizontes para a organização. Assim, o lifelong learning irá impulsionar a inovação dentro da empresa e novas áreas de atuação podem surgir.


E você, a sua mentalidade e o seu estilo de vida já seguem as práticas do lifelong learning? Se a aplicação da teoria ainda estiver muito distante da sua realidade, é hora de pensar em implementá-la.


65 views0 comments
bottom of page