top of page

MODULANDO AS EMOÇÕES

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Perder o ponto de referência pode ser avassalador para algumas pessoas.


Na pandemia as pessoas perderam seus pontos de referência. Muitos preocupados com contas a pagar e ainda aprender algo novo como entrar no mundo digital. Quem não sentiu ansiedade em algum momento?

Certamente você tem sua história de superação para contar. Que bom! O contrário seria contar uma história de fracasso, desânimo e depressão.

Talvez você ainda esteja treinando uma performance de braçadas neste mar que hora está revolto, hora está tranquilo.

Ou quem sabe já se adaptou aos novos pontos de referência e encontrou seu porto seguro para descansar.

Talvez esteja produzindo muito mais que antes! Se você está alcançando resultados, parabéns! Muitos estão mergulhados no mar revolto, dando respiradas rápidas para sobreviver.

Provavelmente você passou por um luto, seja de um familiar ou de um amigo ou de um colega de trabalho.

A Fiocruz promoveu no mês passado, agosto de 2021, “O Diálogo com os Trabalhadores da Fiocruz: Saúde Mental e Trabalho na Pandemia”. Fabiana Damásio disse que os problemas da saúde mental no trabalho estão ligados a três pilares: tempo, espaço e condições.

Tempo: vem ocorrendo ausência de limites entre trabalho e vida pessoal.

Espaço: aumentou as desigualdades sociais, pois houve uma transferência dos espaços físicos para as mídias sociais, plataformas virtuais e tecnologias.

Condições de trabalho remoto: grande desafio com a retomada dos trabalhos presenciais e garantia de uma convivência segura. A importância de estar atento à regulação social do trabalho que funciona como apoio e estratégia dos problemas de saúde mental.

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mostra que os casos de depressão aumentaram em 90% e pessoas que relataram sintomas como ansiedade e estresse mais que dobrou entre os meses de março e abril deste ano. Este estudo aborda sobre as causas deste aumento devido ao fato de haver mudanças bruscas de rotina na vida pessoal e no trabalho das pessoas, trazendo impactos na saúde mental.

E como modular as emoções para sair deste quadro? O que você pode fazer por você como profilaxia?


SISTEMA DE MODULAÇÃO EMOCIONAL PARA UMA VIDA MAIS FELIZ


1º RECONHEÇA OS SINTOMAS:

- dores de cabeça

- queda de rendimento

- fadiga

- falha de memória

- sono o dia inteiro

- vontade de chorar

- dificuldade de se concentrar

- fala negativa recorrente

- explosão de raiva por pouca coisa


2º FILTRE AS INFORMAÇÕES E PESSOAS

- coloque limites nas reportagens de TV

- evite vídeos veiculados nas redes sociais negativos (muitos são fakes)

- evite atender trabalho depois do seu horário comercial

- evite atender ou telefonar, incluindo conversas nas redes, com pessoas problema após as 18:00h para não afetar o seu sono.


3º FAÇA ALGO QUE REALMENTE VOCÊ GOSTE TODOS OS DIAS


Com estas dicas você vai alimentar o seu cérebro com positividade. Então muito cuidado com o que você alimenta e permite que alguém alimente seu cérebro. Ele vai comandar seus pensamentos que estão intimamente ligados com suas emoções. Portanto, você é líder de si mesmo ao modular suas emoções. Garanto que elas serão suas melhores parceiras na sua empreitada.


Marivel Duncan


8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page