top of page

O QUE É ATRATIVO EM UM CURRÍCULO NO MOMENTO DA ENTREVISTA?

Em um cenário no qual as competências mínimas exigidas para uma função são preenchidas com facilidade, os diferenciais são necessários para que as chances de um currículo de sucesso ser apresentado aumentem.



Por isso, essa é uma etapa fundamental do processo de contratação, afinal, é a porta de entrada do candidato em seu emprego.


Uma atenção especial deve ser reservada para a elaboração do currículo, já que mesmo que dois candidatos possuam o mesmo nível acadêmico, experiência e requisitos básicos da vaga, a decisão pode ser tomada baseada em um traço de personalidade analisado pelo recrutador, por exemplo.


Dessa forma, para separar perfis qualificáveis (ou não) para assumir um cargo, recrutadores levam em conta diversos fatores.



Flexibilidade

A flexibilização é a capacidade que o funcionário possui para improvisar diante de qualquer situação.


Nessa hora, vale ser mais específico e associar a flexibilidade com a habilidade de distribuir tarefas, cumprir horários definidos e reverter pontos de argumentação, por exemplo.



Visão de negócios

Essa é uma habilidade que indica que o candidato é capaz de agir sob pressão e enxergar claramente os resultados almejados por determinada tarefa, mas também indica que tem um modo de embasar novos pontos de vistas.


Essa visão também indica que sabe muito bem separar questões pessoais e profissionais, ou seja, não enxerga uma decisão técnica como algo pessoal, sendo capaz de compreender as necessidades apresentadas para tais decisões.



Liderança

A liderança requer muito mais empatia do que qualquer outra habilidade pessoal, e como alguns profissionais confundem liderar com a capacidade de cobrar, é realmente um ponto que difere um currículo de sucesso dos demais.


Para demonstrar para o recrutador que você compreende o que significa liderança, não deixe de expor aspectos durante o recrutamento, como compreender as limitações pessoais, encontrar pontos motivacionais distintos e ser capaz de unir uma equipe em prol de um objetivo.



Experiências pessoais

Muitas pessoas possuem dúvidas se suas experiências pessoais cabem em um currículo de sucesso, mas a verdade é que são essas vivências que tornam um profissional único.



Por fim, é importante pontuar que esses diferenciais fundamentam um currículo de sucesso, porém não são os únicos responsáveis por uma avaliação positiva.


Para profissionais de RH, a Gente mais Consultoria e Treinamento oferece cursos para seu desenvolvimento pessoal e profissional, auxiliando na construção de uma jornada de sucesso.


Acesse o site e saiba mais!



Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page