top of page

O que é um programa de Integridade e qual a sua importância no ambiente empresarial

Sabemos que uma empresa é composta por pessoas, seres humanos, com boas intenções ou não, que integram um time de colaboradores que tem como objetivo alcançar os objetivos e o sucesso da organização. No entanto, nem sempre é garantido que as normas e regras estão sendo seguidas, e que a integridade da empresa está sendo mantida nesse ambiente empresarial.

* Por Débora Bueno


Um Programa de Integridade se trata de um conjunto de normas e regras que objetivam prevenir o acontecimento de fraudes, e atividades fora das estabelecidas como parte das normas da empresa, que possam trazer riscos e percas para a mesma.


Esse conjunto de regras deve de maneira combater a corrupção e maximizar a transparência, integridade e ética, tanto de maneira jurídica, financeira e organizacional, quanto no bem estar do ambiente corporativo.


Fica evidente, que para que não ocorram percas financeiras, de reputação e sansões legais, um programa de integridade deve ser instaurado no ambiente corporativo.


Existem diversas formas de se estabelecer esse conjunto de normas, como:

  • Avaliando pontos fortes e fracos da empresa, onde pode haver uma possível lacuna que necessita de reforço, ou partes que podem ser usadas como exemplo;

  • Conscientizando os colaboradores sobre a necessidade do programa e de existirem normas

  • Criando um código de ética e conduta acessível aos colaboradores, para que possam compreender e executar

  • Envolva a equipe, eles precisam se sentir confortáveis ao ambiente empresarial, tanto para colocar em pauta necessidades que os incomodam e que deveriam fazer parte do programa, quanto para relatar desconformidades que deveriam ser analisadas.

  • Monitore os números, as possibilidades, o cotidiano, processos possivelmente falhos e condutas pessoas e avalie dados, oportunidades, erros e indicadores.

O programa de Integridade pode ser uma possibilidade de impedir o fracasso de uma empresa e trazer o sucesso, que em casos de corrupção e más intenções poderia demorar mais do que necessário a chegar. Se atente a todos os detalhes da empresa, exerça uma boa conduta e implemente o programa para que os funcionários a exerçam também!


*Estagiaria no setor de comunicação da Gente Mais, sob supervisão de Thayná Fogaça

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page