top of page

POR QUE A SUA EMPRESA DEVE INVESTIR EM UMA SEMANA SIPAT?

A semana SIPAT é a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, que tem o intuito de mostrar e conscientizar os colaboradores em relação aos atos de segurança indispensáveis nos locais de trabalho para que seu serviço possa ser realizado com saúde e fora de riscos de acidentes.


Essa ação está prevista na legislação ligada à Norma Regulamentadora 05, a NR 05, que constitui a CIPA, a comissão interna de prevenção de acidentes.


É papel da CIPA “promover, anualmente, em conjunto com o serviço especializado em segurança e medicina do trabalho (SESMT) onde houver, a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho (SIPAT).



Qual o objetivo da semana SIPAT?

Essa semana tem como objetivo fazer com que todas as pessoas da empresa, independente de setores ou cargos, entendam a necessidade de valorizar a segurança no trabalho e na realização de atividades e processos.


Zelar pela qualidade de vida e serviço dos funcionários, com o foco na segurança, é uma medida essencial dentro das empresas, uma vez que os colaboradores que entendem das regras, compreendem o uso de máquinas e têm cuidados para manusear produtos exercem trabalhos de forma mais adequada e eficaz.



Por que é necessário investir na semana SIPAT?

Toda organização que conta com a CIPA tem a obrigatoriedade da realização da SIPAT, sendo de responsabilidade própria.


É importante que a empresa organize ações para treinar e conscientizar colaboradores em relação à saúde, acidentes e prevenção, entendendo a semana como um investimento no desenvolvimento, segurança e qualidade de vida, que aumenta os índices de qualidade e desempenho da equipe.



Como escolher pautas e abordá-las?

Temas como IST – Infecções sexualmente transmissíveis, alcoolismo e tabagismo devem, obrigatoriamente, estar presentes em todas as edições da SIPAT, mas além deles fica livre para as empresas trabalharem conceitos que melhor se enquadrem em sua realidade.


Ou seja, é necessário pensar no cenário existente, entendendo os colaboradores, perfis e necessidades, para incluir direcionamentos a conteúdos e pautas que de fato façam sentido.


Esses direcionamentos podem ser realizados por meio de palestras e seminários focados em saúde física e mental, alimentação e segurança do trabalho, campanhas de prevenção de AIDS e IST’s, treinamentos, atividades esportivas e realização de exames, por exemplo.



Quais os benefícios da semana SIPAT?

As vantagens dessa ação são diversas, e conhecê-las é essencial para que os gestores estejam motivados a se envolverem nessa semana. Dentre elas, estão:


Diminui o número de afastamentos

Os funcionários bem treinados que realizam tarefas dentro das normas, reconhecendo a importância da saúde física e mental, dão uma atenção maior para os processos. Essa atenção diminui acidentes evitáveis e afastamentos por tratamentos e doenças ocupacionais.


Integração

Eventos desse tipo promovem momentos de integração entre a equipe, o que é um fator chave para a harmonia no ambiente de trabalho, cultivando a união e a motivação do grupo, trabalhando o desenvolvimento do local.


Aumento da motivação e produtividade

A SIPAT, através de seu cuidado da empresa com a saúde do funcionário, traz o sentimento de pertencimento e faz com que o colaborador valorize sua experiência com a organização.

Ações como essa motivam, trazem mais engajamento e foco ao funcionário, aumentando os níveis de produtividade e incentivo a medidas inovadoras.



É importante que a liderança tenha em mente que cuidar dos colaboradores é uma ação contínua e é sempre favorável para a empresa, que cultiva equipes saudáveis e produtivas, que se empenham para melhores resultados e constroem uma jornada bem-sucedida.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page