top of page

POSITIVIDADE

“Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.

Madre Teresa de Calcutá.


Infelizmente inúmeras pessoas passam a vida toda, tentando ser feliz. Alimentam a ideia que quando atingirem o desejado serão felizes. Mas infelizmente não o acontece e passam a criar um novo problema: a negatividade. Pessoas que frente a qualquer desafio, escolhem o caminho escuro, turbulento dificultoso. Frente a qualquer desajuste, encontra uma nova dificuldade. Pessoas que conseguem com facilidade contaminar quem está perto. Pessoas que alimentam a mente para o não pensar, para o não fazer, para o ser destruidor e negativo. O nosso cérebro tem um grande poder nas tomadas das decisões, também apresentarei um caminho para evoluir e alcançar os objetivos saindo deste quadro e decolando para um próximo nível com felicidade e muito sucesso.


Infelizmente muitos sonhos empresariais, familiares ou pessoais deixam de existir ou permanecem na gaveta por longos anos, por vários fatores serem a válvula precursora deste impedimento, entre eles a falta de condição financeira eleita como um dos grandes objetivos que impedem a realização e deixa inúmeras pessoas à beira da decepção e frustração. Segundo: é a negatividade para atingir o tão sonhado objetivo. Bem, sabe aquela receita de bolo? Meia receita não dá meio bolo. Passamos a vida toda, encontrando motivos para escrever que quando eu realizar tal sonho, serei muito feliz. Ao atingir um faturamento sonhado, serei feliz; ao melhorar a equipe serei feliz; ao adquirir uma nova franquia serei feliz e assim segue. Mas infelizmente não é assim.


Somos um só ser humano, composto por três pilares (saúde física, mental e espiritual), porém quando um destes pilares não está bem, o outro acaba sendo prejudicado e assim o efeito dominó passa a tomar conta.


Quando criança, observava o que as outras pessoas faziam e frustrada ficava imaginando que quando crescer iria ter muito sucesso e aí sim poder adquirir o que desejava fazer e o que outros faziam e, portanto, ser feliz. Então achei que ingressar na escola e atender com as obrigações escalando cada ano, seria uma das soluções e estaria tudo ok e pronto, o sucesso estaria em minhas mãos. Mais uma frustração. E assim, seguiu, várias frustrações e acúmulos de decepções vão tomando uma proporção gigantesca e nosso cérebro que tem o poder de comandar acaba se contaminando deste processo destruidor, negativo e tóxico.


Esta corrida desenfreada acaba deixando de lado, prazeres, amores, vida social, amigos, sobrevivendo escaldantemente para juntar e quitar seus sonhos. Mas na real, não acontece. No livro o jeito Harvard de ser feliz o autor Shawn Achor (2012) passou o livro todo provando que felicidade vem antes do sucesso.


Um dos grandes erros do Ser Humano é a comparação. Existem pessoas que passam a vida toda pesquisando rede social, conteúdos, imagens, resultados para se comparar com o outro. Deixando de lado seu talento, seu potencial, sua criatividade, seu tempo e o mais precioso, a sua mente e o poder desta.Grande erro. Enquanto esperamos o sucesso vir através da comparação, geramos frustrações, decepções e nos conformamos frente a situação, fazendo recordar os diálogos externos nos ditos que é normal.


A expectativa do sonho parece ser adiada, um ciclo que vai se passando de pai para filho, de geração em geração. O normal acontecia de forma desconfortável, onde o explorar o potencial se limitava, prevalecia a regra. Até aqui você pode ir, chegar e ficar. O incrível é aceitar que está bom, está legal, chamamos hoje de Zona de Conforto, que nada mais é uma sequência de ações, intenções, diálogos internos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de estranheza, medo, ansiedade ou risco. É o momento, a situação ou o estado onde não existe ameaça, ou melhor onde o ser humano não se sente ameaçado e está tranquilo.


Segundo Aaron Beck (2010) – psiquiatra – pai da psicologia comportamental refere que uma pessoa negativa tem o poder de contaminação de sua negatividade para um grande grupo. Sendo assim, quando alguém absorve esta negatividade dos outros, acaba prejudicando a sua performance no dia a dia.


A neurociência estuda e explica que o cérebro é um dos focos, este que está relacionado a um sistema bastante complexo e que pesquisas relacionadas a ele surpreendem devido o poder que este tem e todo complexo que o envolve. Portanto as minhas decisões partem deste princípio. Lógico, que minhas ações são interferência deste movimento.


Sendo assim, a lógica da conexão, está envolta de todo nosso sucesso. Fácil de entender: o meio que eu vivo é o que reflete no meu sucesso. Portanto, os pilares da nossa saúde podem ser os responsáveis pela nossa felicidade que irá resultar no sucesso. E que nosso comportamento para com toda esta conexão é significante para os resultados serem atingidos e quem comanda nossas ações é nosso cérebro, portanto ele tem um grande poder.



Diana Ceolin é Palestrante, Mentora, Empresária e Funcionária Pública

22 views0 comments
bottom of page