top of page

Recrutamento e Seleção, pressionado para agilizar contratações?

Muitos vão perguntar, isto acontece? SIM respondo, quantas vezes a área requisitante quer aumentar o efetivo ou substituir algum colaborador e luta por esta aprovação junto à Diretoria com justificativas até plausíveis, porém nem sempre consegue com a urgência que deseja, e, quando consegue a pressão recai sobre o Recrutamento e Seleção, e como, NÃO?


Após a posição solicitada, aprovada, inicia-se o processo de Recrutamento e Seleção. Aí , começa o drama, a pressão da área requisitante que quer ter candidatos disponíveis rapidamente para entrevista e definição. Dizem que a pressa é inimiga da perfeição, não é mesmo? O setor de Recrutamento e Seleção tem que ter o tempo necessário para mapear o mercado, identificar e contatar os profissionais e a seleção o compromisso de entrevistar os profissionais finalistas para enviar para a entrevista de área, isto é o normal e demanda tempo.


Muitas críticas injustas na minha opinião sobre a demora muitas vezes sobre o Recrutamento e Seleção na apresentação dos candidatos para o preenchimento da posição, pois precisamos deste tempo para apresentar um trabalho de qualidade e não somente preencher uma vaga, o que sem dúvida é mais fácil, claro correndo o risco do candidato não permanecendo, reiniciar o processo seletivo com novos e desnecessários custos .


Ao invés de criticas que às áreas requisitantes se organizem e se comuniquem antecipadamente conosco para diminuir o tempo de reposição da mão de obra solicitada.

Na minha época não abria a possibilidade de pressões externas para agilizar o processo e desenvolvia o meu trabalho dentro dos prazos normais para atender os padrões de qualidade e atendimento do que me eram solicitados.


Muitos embates aconteceram, foram razoavelmente bem sucedidos na medida em que esclarecia a minha necessidade em prestar um bom e responsável serviços às áreas da empresa. É importante nos posicionarmos perante a empresa para que sejamos respeitados em nossas necessidades. Não é mesmo?



Pedro Morbach é Head, Job Hunter, Palestrante Motivacional, atua na PEDRO MORBACH Treinamento e Eventos e é colunista do Gente Mais Portal.


8 views0 comments
bottom of page