top of page

Recursos Humanos, Gestores e 2030

Tenho visto e lido muitas matérias que falam do perfil de empresas e profissionais até o anos de 2030. 85% das atividades hoje desenvolvidas não existirão mais e, percebam ser somente nove anos. Mudanças vertiginosas nos aguardam e já estão sendo sentidas. Me lembro que algumas empresas têm como politica o café com o Presidente, iniciativa louvável, apesar que são poucas as empresas que as adotam.


Eu gostaria de ao invés de me deslocar até a sala do Presidente, que Ele viesse até o meu local de trabalho e, aí, pudesse comentar, além de me conhecer e a minha equipe, os detalhes de nossas vidas, pessoal, profissional e acadêmica e a nossa preocupação com o amanhã, ou seja: para onde caminha a Empresa? Quais as ameaças que enfrenta?


Quais as mudanças que ocorrerão em curto e médio prazo e, que exigirão de nos outra postura para enfrentá-las com sucesso? Que carreiras estão chegando e outras sendo eliminadas? Como estamos perante a concorrência? Como devo alinhar meus objetivos aos objetivos da empresa e, ser peça importante neste novo mundo que estamos vivendo? Muitas outras perguntas poderiam ser feitas e, acredito que o impacto seria fantástico e causaria admiração, pela liderança acessível, pela iniciativa, acolhimento, motivação, reconhecimento, valorização, além de nos dar a oportunidade de atuarmos em cima de uma realidade inexistente para muitos profissionais que trabalham no hoje e desconhecem o amanhã por várias razões.


Quando comento estas iniciativas, não posso deixar de incluir os Gestores abaixo do Presidente, que tem também como compromisso orientar sobre o que está e estará acontecendo em curto e médio prazo. Claro, se não souberem, busquem a informação, se atualizem e nos aconselhem. Será que é pedir muito, Claro que não. O novo mundo exige agilidade, informação atualizada e planejamento preventivo para não ficarmos como expectadores e sim participantes ativos destas velozes mudanças em nossas vidas.

Refletir, agir, orientando e colhendo os benefícios para um planejamento estratégico bem-sucedido é o que recomendam os especialistas, que tal?



Pedro Morbach é Head e Job Hunter na Pedro Morbach Treinamento e Eventos Ltda, Palestrante Motivacional e Colunista do Gente Mais Portal.

7 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page