top of page

UMA LIDERANÇA EXPONENCIAL PARA UM NOVO TEMPO

Atualizado: 12 de jul. de 2022

Vivemos na era exponencial ou da indústria 4.0. É a era da revolução tecnológica, em que o impacto das soluções desenvolvidas pelas organizações modernas é pelo menos 10 vezes maior do que o dos serviços e produtos da concorrência tradicional. Isso é devido ao uso de novas tecnologias organizacionais e da inovação disruptiva.



As lideranças precisam se adaptar ao novo cenário, às novas tecnologias e aos modelos de gestão, para conduzirem a empresa ao sucesso na era exponencial. Os líderes do mundo VUCA - volátil, incerto, complexo e ambíguo — precisam entender que seu papel não é mais o de simplesmente preparar, comandar e delegar tarefas para suas equipes. O fundamental hoje é que o líder seja um facilitador de mudanças.


Seu papel é influenciar seus liderados a pensarem à frente do seu tempo, antecipando tendências e criando suas próprias soluções em vez de seguir processos tradicionais e preexistentes que podem perder sua relevância a qualquer momento.


A pandemia revelou a construção do mundo BANI: Brittle (frágil), Anxious (ansiosos), Nonlinear (Não-linear) e Incomprehensible (incompreensível). E os líderes precisam abrir os olhos para as mudanças imediatas da sociedade e, rapidamente, encontrar os fatores correspondentes para a recuperação de um equilíbrio.


Estar preparado para liderar as transformações ocorridas no mundo requer desenvolvimento e, principalmente autoconhecimento. Liderar na era exponencial é se deparar com esse mundo em rápida e constante transformação, onde novas competências e atitudes são exigidas a todo o momento, para tomar decisões e mudanças de curso de forma rápida, sem prejudicar os resultados.


E como se tornar um Líder Exponencial? Os pilares da liderança exponencial requerem algumas habilidades que permitem ao líder interagir com sucesso nesse cenário de mudanças. Há 4 papéis fundamentais aos quais o líder exponencial precisa dominar e entender como integrá-los de maneira que um influencie o outro de forma positiva.


1. Futurista: ele está sempre um passo à frente. Isso acontece porque se mantém atualizado sobre novos conceitos e tendências relacionados ao seu mercado de atuação. Analisar dados e traçar novos cenários, a fim de se preparar antecipadamente e ir além das tendências são algumas das competências do líder futurista. Por conhecer ferramentas de análise de informações, enxergar outras possibilidades, explorar o que é desconhecido, ele tem mais preparo para lidar com situações novas, visto que já se antecipou a elas.


2. Inovador: ele sabe utilizar todos os recursos a sua disposição com muita maestria e criatividade. Ele consegue compreender a necessidade de uma comunicação mais interessante de forma a extrair e colecionar insights, criando possibilidades alternativas dentro e fora das organizações. Ele tem uma mentalidade de crescimento e está sempre trabalhando soluções e ideias para transpor os obstáculos.


3. Inspirador: ele assume sua responsabilidade na vida das pessoas que lidera e interage, além de ter a visão clara de que o sucesso é maior quando é conquistado junto à equipe. Cria alianças e coalizões, é assertivo na comunicação, transparente e consistente. Dá significado ao que a equipe faz, está atento às mudanças, não teme o futuro, pelo contrário, ele o abraça junto com todos os benefícios que a tecnologia traz. E estimula a inteligência coletiva em todos os níveis e áreas, sem perder o viés humano.


4. Humanitário: ele está atento para questões socioambientais e de governança, compreendendo que toda organização gera impactos através de sua atuação. A questão é o quanto desses impactos são positivos ou negativos e como propor inovações que contribuem para minimizar os impactos negativos.


Em suma, um Líder Exponencial é Protagonista, não é mero espectador dos acontecimentos. Ele é o fator transformador de si mesmo e de tudo o que o rodeia. Porque ele está no comando, busca ser cada vez melhor e leva sua equipe consigo!


As habilidades do líder exponencial são um caminho mais assertivo para que gestores e empreendedores possam construir um futuro mais inclusivo e sustentável. E como aplicá-las no dia a dia do seu negócio?

• separe um tempo para ouvir as sugestões dos colaboradores e dos clientes; • evite o receio por novos processos;

• expanda a sua mente para novos insights e cenários; • tenha uma comunicação transparente com o seu time;

• reconheça os esforços positivos;

• invista em ferramentas para otimizar as demandas;

• estimule novas opções de solução;

• incentive o senso de dono nos colaboradores;

• ofereça capacitações e treinamentos, frequentemente, ligadas aos objetivos futuros;

• mantenha o interesse pelas conquistas e atividades da empresa;

• continue buscando aprendizado.


E aí, já sabe quais serão os próximos passos para o seu crescimento e da sua gestão na busca de se tornar um Líder Exponencial?


Édila Souza é Educadora Executiva e Colunista da Gente Mais.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page