top of page

Você sabe a diferença entre propósito e metas?

Confesso que eu não sou muito chegada à matemática, mas aí vai a equação do sucesso.


Propósito = objetivo x metas

Essa é uma das equações mais importantes que você deve ter conhecimento na vida. Por isso eu preciso que você tenha muito bem definido o que é cada um desses fatores

Você sabe a diferença entre propósito, objetivos e metas? É comum algumas pessoas fazerem confusão com esses três conceitos e até acharem que são sinônimos. Mas esse é um entendimento superficial e perigoso sobre o seu propósito de vida e a melhor forma para clarear a diferença entre essas duas poderosas ferramentas é mostrando como eles atuam de formas diferentes na obtenção de resultados.

Propósito, objetivo e meta têm significados diferentes e exercem funções distintas no alcance dos resultados almejados. Já vi diversas pessoas fazerem uma má interpretação desses termos e acabarem frustrados por não conseguirem alcançar com êxito o que realmente buscavam. Por isso, saber distinguir essas três palavras faz uma enorme diferença na nossa vida pessoal e profissional.

Por isso, se prender à abstração da semântica - ou seja, o significado das palavras no dicionário - é insuficiente, precisamos entender esses três termos como diferentes peças e qual o funcionamento de cada um na máquina da vida.

Propósito

O Propósito é a bússola que vai orientar sua trajetória existencial pela vida. É ele que vai te fazer levantar da cama todos os dias e trabalhar para chegar a algum lugar. É ele também que vai responder a pergunta “Qual legado eu quero deixar no mundo?”, que você faz a si mesmo. Seu Propósito deve sempre corresponder às suas mais profundas e ambiciosas aspirações.

Objetivo

O Objetivo deve ser visto como algo em uma escala um pouco menor. Para chegar ao seu Propósito, você deve cumprir seus Objetivos. São também seus desejos, sempre guiados pelo Propósito.

Meta

A Meta é a estrada que deve ser trilhada. Quando realizamos nossa Meta, alcançamos nosso Objetivo, sem a Meta, você pode até ter Objetivos definidos, mas não irá sair do lugar jamais.

Mas afinal como isso me faz chegar ao sucesso?

Agora vem a parte mais importante, onde eu vou te explicar como os três precisam trabalhar um em função do outro para que você alcance a sua realização.

Metas funcionam como questões de responsabilidade. Infelizmente, vejo pessoas que não cumprem as metas e, consequentemente, comprometem a realização dos objetivos, logo não tem resultado nenhum.

Sabe o que acontece em seguida? Eles se frustram e depois desistem. Isso, muitas vezes, causa insegurança e questionamentos sobre o propósito. Saiba que, para realizar qualquer meta, é preciso foco, determinação e muita disciplina. Sem isso, você não chega a lugar nenhum. Então, as metas devem ser encaradas como pequenos checkpoints a serem alcançados para se chegar ao seu objetivo maior.

Dessa maneira, é preciso entender que a realização ocorre em um efeito dominó, as metas levam ao objetivo, e os objetivos a realização do propósito. Por isso se dedique todos os dias a pequenas coisas que no fim, te farão sentir grande. Isso tudo faz parte da nossa evolução, então não dê valor apenas ao prêmio final, mas sim a todo o percurso que te fez chegar lá.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page