top of page

VOCÊ SABE O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL?

Descubra como essa ferramenta pode mudar o rumo do seu negócio!



O planejamento estratégico, tático e operacional é uma ferramenta de extrema importância para que uma empresa seja conduzida de forma eficaz e seus objetivos sejam alcançados.


Quando o assunto é realizar um planejamento, existem diversos pontos que devem ser considerados.


Para planejar ações de curto, médio e longo prazo, é necessário ter a certeza de que todos os colaboradores envolvidos na ação reconheçam quais são seus objetivos para que o planejamento possa ser concretizado.


Por esse motivo, foram estabelecidos três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.


Planejamento Estratégico

O Planejamento estratégico define o que se espera do futuro da empresa, ou seja, reúne quais são as ambições e valores que ela carrega consigo, seus objetivos e missão.

Esse planejamento está diretamente relacionado com um nível hierárquico alto, como um CEO, presidente ou proprietário, por exemplo, e a ações a longo prazo, que necessitam de um cronograma de avaliação do planejamento estratégico a fim de avaliar os processos.


Planejamento Tático

Por sua vez, o planejamento Tático trabalha em um nível departamental do planejamento estratégico como um todo para que seu desenvolvimento seja facilitado.

Esse planejamento envolve cargos gerenciais e diretorias departamentais que se envolvem em etapas mais práticas e que necessitam do envolvimento de uma equipe operacional.


Planejamento operacional

Por fim, o planejamento operacional é o nível em que as ações são colocadas em prática, visando a execução de todo o planejamento tático desenvolvido.


As ações desse nível são avaliadas em um prazo mais curto, normalmente de seis meses no máximo.


É essa avaliação que permite que a equipe de planejamento operacional possa realizar as correções de percurso necessárias a fim de atingir os objetivos traçados por ela, que correspondem ao planejamento tático e, por fim, ao planejamento estratégico.


Todas as pessoas da organização se envolvem para garantir que as operações desse planejamento sejam executadas e efetivamente direcionadas.



O planejamento estratégico, tático e operacional é uma forma de observar e prospectar o futuro da sua empresa, traçando formas específicas de conduzi-la até onde ela pode chegar.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page