top of page

A IMPORTÂNCIA DE PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM COMPORTAMENTO HUMANO

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Saber gerenciar os riscos que estão relacionados à jornada de trabalho é importante para que acidentes sejam evitados. Para que horas e dias de produtividade não sejam perdidos, é necessário estabelecer análises e métodos que controlem e monitorem as etapas de trabalho, desde o planejamento à operação.

Para este fim, foram desenvolvidos diversos estudos que utilizam a psicologia e a análise do comportamento humano para promover a segurança nas diversas áreas de atuação do profissional.


É importante que os próprios colaboradores façam análises e deem feedbacks sobre as tarefas realizadas, apontando suas dificuldades e habilidades requisitadas em cada processo, para que os superiores estejam cientes e haja uma política de comunicação em cada setor, para que o número de intercorrências seja reduzido, uma vez que a tomada de decisão é baseada em coleta de dados.


Ademais, esse tipo de comportamento, além de diminuir o número de acidentes e lesões, permite que os funcionários estejam mais seguros, reduzindo os custos, falhas e aumentando o comprometimento da equipe com a segurança em todas as etapas do trabalho.


Saber administrar emoções, conhecimentos e o tempo também é uma grande ferramenta para aqueles que desejam aumentar a segurança no trabalho, já que essa gestão auxilia na tomada de decisão com mais cautela e com o foco nos processos sem que haja imprevistos e acidentes.


Por isso, o aprofundamento no comportamento humano é essencial para o bom desempenho de equipes e colaboradores que desejam preservar a produtividade segura e eficaz.


A Gente Mais pode te ajudar no treinamento de equipes no âmbito pessoal e profissional, para que o desenvolvimento no comportamento humano seja um elemento constante no dia a dia.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page