top of page

DESCONSTRUINDO CRENÇAS LIMITANTES E RECONSTRUINDO HISTÓRIAS DE SUCESSO

Quando o assunto é construção vem a memória uma piada do avião que levava trabalhadores da construção civil, mas que teve de fazer um pouso de emergência no deserto.


Você pode estar pensando: Lá vem ele com outra piada.


Aliás isso já virou um estilo de escrever e também de viver. Tudo tem que ter uma pitada de bom humor. Isso talvez por Deus me dado esse dom.


Já na década de 90 eu já tinha o meu show de stand-up, tão em moda hoje em dia, tendo oportunidade de abrir shows de Ari Toledo e Pedro Bismark, o Nerso da Capitinga. Quer conhecer um pouco mais da minha história? Ela está no meu livro “Transforme sua Vida com Humor & Motivação”.


Voltemos a piada que tem a ver com o título.


Conta-se que uma empreiteira brasileira estava fazendo uma grande obra nos Emirados Árabes, mas devido à escassez de mão de obra decidiu levar funcionários do Brasil.


Já no avião rumo a seu destino, estavam todos os colaboradores numa tremenda euforia, não só pelo fato de conseguir um emprego, mas também por que, para a maioria deles, era a primeira vez que estavam voando.


Foi uma viagem tranquila até pouco antes de chegar no aeroporto, quando devido a uma pane no sistema o piloto teve que fazer um pouso de emergência em pleno deserto. Para evitar pânico entre os passageiros ele optou por não informar os procedimentos.


Por ser um piloto experiente ele conseguiu fazer um pouso tranquilo e imediatamente informou a torre sobre a sua localização e ficou aguardando o resgaste de todos.


Foi nesse momento, que um dos passageiros acreditando que já tinham chegado ao final da viagem olhou pela janela e espantado virou para o amigo do lado e exclamou:


- Amigo do céu estamos ferrados! Dê uma olhada lá fora e veja a quantidade de areia. Imagine só a hora que chegar o cimento!


Brincadeiras à parte, digo que sou fã da profissão de construtor pois existe uma relação muito grande entre a construção de uma casa com a “construção” de uma vida. Todos os dois nascem de um sonho, mas sabemos que para se tornar realidade é preciso muita dedicação e esforço. Tem um ditado que diz que não existe almoço de graça. Na vida tudo tem um preço a ser pago.


O construtor não age por impulso, existe um planejamento, um projeto que vai lhe dar as diretrizes para cada etapa. Isso lhe dá direção e determina o objetivo de aquilo que se quer conquistar.


Na vida também não é diferente. Se você não tiver um projeto de vida que lhe dê sentido, fica difícil de encontrar sua missão e propósito. Você andará em círculos. Tenho um ditado que uso muito em minhas palestras: quem não sabe para onde vai, não sabe onde, nem quando irá chegar.


Também não se faz uma construção sem optar por um terreno firme, e nem pode abrir mão uma boa fundação e uma base sólida. Materiais de qualidade fazem toda a diferença para que possa resistir a intempéries e ao tempo. Se não tomar esse cuidado tudo pode vir abaixo.


Para se ter uma vida plena e bem-sucedida não podemos abrir mão de construí-la no terreno firme dos bons valores, alicerçados em princípios éticos e morais, Crenças positivas e motivação dão sustentabilidade e longevidade a esse propósito.


Dificilmente você verá numa obra um construtor trabalhando sozinho. Sempre tem um engenheiro ou arquiteto fazendo a criação e a supervisão. Uma equipe toda composta por mestres de obra, pedreiros, eletricistas, decoradores, serventes e tantos outros mais, juntos na transformação do projeto em uma casa.


Assim somos nós. Também precisamos do Grande Arquiteto para cuidar de nós, dando segurança e sentido para a “construção” de nossa vida. Tem aqueles também que são colocados em nossos caminhos. Eles são muito importantes para nos ajudar nessa árdua missão de construir uma vida que seja boa para nós, mas que principalmente seja referência e também ajude outras pessoas a construírem a sua.


Uma das qualidades do construtor é que ele não se limita a construir, muitas das vezes se vê obrigado a desconstruir e reconstruir também. Ele tem consciência que essa empreitada é muito mais difícil e trabalhosa, mas mesmo assim não desiste. É quebrar paredes, é entulho para ser jogado fora e além muita poeira. Quem já passou por isso sabe o transtorno que é. Mas o que motiva o construtor é saber que isso tudo vale a pena, por que no final uma obra linda substituirá a velha.


As vezes também na vida temos que tomar essa decisão de quebrar paradigmas e jogar fora nossas crenças limitantes. Fazer uma limpeza daquilo tudo que nos prende e nos impede de descobrir que podemos bem-sucedidos. Mesmo que isso cause muita dor, não devemos desistir. Tudo é válido quando o objetivo é “desconstruir” para “reconstruir” uma vida feliz e melhor.


O escritor e futurólogo americano Alvin Toffler em seu livro “O Choque do Futuro” diz: os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.


Parafraseando o escritor, afirmo com toda certeza que somos todos um projeto em constante construção, desconstrução e reconstrução. Esteja aberto a mudanças. Esse é uns dos segredos de uma vida de sucesso.


Creia que sua situação atual não é seu destino final. A cada amanhecer Deus nos dá uma nova oportunidade de escrever uma nova história de sucesso.


Eduardo Martinez, o Dr. Motivação, é CEO da Top Training Treinamentos e Palestras, Palestrante, Escritor e Especialista em gestão de Pessoas.

64 views0 comments
bottom of page