top of page

O Líder do futuro

Neste artigo, irei compartilhar com vocês, o que eu aprendi ao ler o livro: "Mapa da Liderança – O caminho para o Sucesso", Editora Proverbo, coordenação de Antonio Cincinato Marques e Ulisses Barros.

Hoje, falo sobre o capítulo 14, O líder do futuro de Henrique Bertoncello.

"O Líder do futuro consegue se antecipar devido a sua visão estratégica, criando assim uma equipe de alta performance." Henrique Bertoncello

O líder do futuro é aquele que sabe se comunicar com os colaboradores e é capaz de compreender a individualidade das pessoas e entender suas necessidades, desafios e desejos, atendendo aos objetivos da organização.

Líderes do futuro conseguem se antecipar, estão atentos a tudo e incorporam a alta performance, que já tem uma visão estratégica. Possuem plena consciência dos objetivos da empresa e sabem colocar sua equipe engajada no processo.

Líderes do futuro sabem se colocar no lugar dos seus liderados, compreendendo seus medos. Sabem motivá-los, possuem alta empatia em situações difíceis e dialogam com as pessoas de maneira fácil. Possuem a agilidade emocional derivada da inteligência emocional, que fica caracterizada pela forma positiva de lidar com as emoções.

Segue algumas características do Líder do Futuro:

1. Sabe colocar a tecnologia a seu favor. Cabe ao Líder do futuro considerar a tecnologia ao mesmo nível do trabalho humano.

2. Inova-se constantemente, deixando sempre os liderados preparados para novidades e adaptações.

3. Faz e dá aberturas para Feedbacks. Sabe dar e receber feedbacks, já que existe uma pesquisa que 92% dos líderes não sabem como aplicar essa prática.

4. Conhece bem cada membro da equipe. O líder do futuro sabe que é extremamente importante conhecer os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, de cada colaborador.

5. Possui equilíbrio para liderar. Sabe diferenciar momentos em que é necessário comandar e dar ordens, bem como ter empatia e oferecer ajuda.

6. Não tem vergonha de errar. É um líder preparado, disposto a aprender e não tem vergonha de errar ou reconhecer que não sabe todas as respostas.

7. Motiva as pessoas. Sempre encoraja sua equipe a vencer desafios, buscar conhecimento, criticar e apontar erros. Com esse tipo de liderança, o desenho de hierarquia tradicional não faz mais sentido.

8. É um exemplo para os demais. Não fala o que deve ser feito, ele faz. Assim, ensinar por meio do exemplo é uma maneira muito eficiente e duradoura de manter os colaboradores engajados.

"O líder do futuro busca desenvolvimento contínuo, para estar preparado para as demandas que virão."

Mauro Moraes


6 views0 comments
bottom of page